Palácio Reichstag

Como agendar um tour pelo Parlamento Alemão em Berlim (Reichstag)

O Palácio Reichstag, em Berlim, é a sede do parlamento federal da Alemanha. O palácio foi inaugurado pela primeira vez em 1894, depois de 10 anos de construção. Foi de uma janela deste palácio que foi proclamada a República alemã.

8183248274_6e70cefc19_k.jpg
O Reichstag em 2012, quando fui para Alemanha pela primeira vez.

No ano de 1933 quando Adolf Hitler foi nomeado chanceler, o prédio foi incendiado. Além do incêndio, ainda aconteceu uma explosão da Câmara dos Deputados que ficava dentro do palácio. Esse incêndio foi o estopim para que os nazistas aprovassem o Decreto do Incêndio do Reichstag, que suspendeu a maioria dos direitos humanos garantidos pela constituição vigente na época.

No final da Segunda Guerra Mundial, em 1945 na Batalha de Berlim, o palácio foi novamente danificado por ataques aéreos vindos do Exército Vermelho, comandado pela extinta URSS.

8183235054_92a71619ed_k
Visão externa da cúpula de vidro

O prédio só voltou a ser novamente a sede do parlamento em 1999, após a reunificação da Alemanha. Foi na última reconstrução, com projeto de Norman Foster, que a cúpula de vidro foi refeita com referência à cúpula original de 1894.

A visita à cúpula de vidro é aberta ao público e gratuita. Para poder realizar sua visita, você precisa agendar previamente pelo site do Bundestag. O agendamento é simples e rápido, mas eu recomendo que você faça com antecedência. Dependendo da época do ano, pode ser difícil conseguir uma vaga.

Você pode visitar o Reichstag a qualquer dia, de domingo a domingo, entre 8 horas da manhã e meia noite, com a última leva de visitantes entrando as 21h45 (para dar tempo de visitar tudo antes da meia noite).

Logo na entrada do palácio, você poderá retirar um fone de ouvido com um guia eletrônico para seu passeio, também gratuito. O guia está disponível em várias línguas, inclusive o português brasileiro.

Para agendar seu tour, acesse:
http://www.bundestag.de/en/visittheBundestag/dome/registration/245686 e clique em “Online registration” no canto superior direito.

Na primeira tela, selecione uma das três opções:

  • Palestra na galeria dos visitantes com vista para a câmara plenária, seguido de uma visita à cúpula: Você pode acompanhar uma palestra na galeria de visitantes (essa não tem em português), de frente para a câmara. Depois da palestra, você pode seguir para a visita com guia eletrônico pela cúpula de vidro.
  • Visita guiada seguido de uma visita à cúpula: Esta visita é com um guia humano. É apresentada em vários idiomas, inclusive o português, mas depende de demanda de visitantes para acontecer.
  • Visita à cúpula: Você sobe direto para a cúpula de vidro, sem passar por dentro do plenário.

As visitas guiadas e com palestras, não acontecem quando há sessão na câmara.

Depois de escolher o tipo de visita, você deverá informar a quantidade de visitantes que vão com você (se estiver em um grupo) e o idioma da visita (se tiver escolhido a visita guiada).

screenshot-2017-12-21 (1).jpg

No próximo passo, você irá escolher a data e o horário. Você poderá escolher até três opções se for necessário.

screenshot-2017-12-21.jpg

Depois de escolher o dia e horário, você preencherá seus dados pessoais (nome, endereço, telefone e email). Quando concluir este passo, você receberá um link por e-mail. Clique neste link para finalizar o agendamento. É neste último passo que você irá cadastrar os outros visitantes que irão com você.

Ao final de tudo, imprima seu comprovante de agendamento e leve com você no dia da visita. Não se atrase! Mesmo tendo a possibilidade de 3 horários, é importante não se atrasar para a visita, os alemães são rígidos com horários.

Boa visita!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s