Consultar dados de veículo pela placa em Node.js

Há um tempo atrás trabalhei em um projeto em que havia a necessidade de autocompletar os dados de cadastro de um veículo a partir da placa.

A necessidade de automatizar o preenchimento dos dados do veículo era para evitar erros de cadastro, devido ao alto volume de entradas no sistema que um mesmo operador deveria realizar em um dia.

Para solucionar esse problema, investiguei o funcionamento do aplicativo SINESP Cidadão, que é disponibilizado pelo Ministério da Justiça Brasileiro onde é possível consultar informações básicas de um veículo a partir da placa.

A cada consulta, as informações retornadas são: marca, modelo, cor, ano do modelo, ano de fabricação, cidade e UF de registro da placa e os quatro últimos dígitos do chassi. Além dessas informações, também é retornada a informação se consta algum tipo de ocorrência policial de furto ou roubo relacionada ao veículo.

Disponibilizei o módulo que desenvolvi no GitHub e no NPM para uso em qualquer projeto Node.js. Para utilizar, é só executar npm install bbarreto/sinesp-nodejs via terminal na pasta do seu projeto.

Com o módulo instalado, realizar uma consulta é bem simples:

sinesp = require('sinesp-nodejs');

sinesp.consultaPlaca('AAA0001', function (retorno) {
	console.log(retorno);
});

IMPORTANTE! A rede do SINESP é restrita à IPs brasileiros. Para que tudo funcione corretamente, instale sua aplicação em servidores no Brasil ou utilize um IP ou proxy brasileiro.

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser colaborar com melhorias no módulo, acesse o repositório no Github: https://github.com/bbarreto/sinesp-nodejs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s